Manutenção preventiva de maquinário agrícola evita a progressão de pequenos defeitos. 03.05.2017

Procedimentos preventivos em maquinário agrícola ajudam a evitar a progressão de pequenos defeitos que podem se transformar em falhas graves e causar a paralisação dos equipamentos.

Procedimentos preventivos em maquinário agrícola ajudam a evitar a progressão de pequenos defeitos que podem se transformar em falhas graves e causar a paralisação dos equipamentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Do mesmo jeito que acontece em diversos tipos de cadeias produtivas, em uma propriedade rural a utilização de máquinas agrícolas visa assegurar a execução dos serviços de forma rápida e eficiente, além de reduzir o cansaço do operador e, de quebra, possibilita o aumento da produtividade.

Portanto, para que isso possa ocorrer, é necessário fazer corretamente as manutenções das máquinas, principalmente na entressafra, para que a mesma atinja seu máximo rendimento quando for mais utilizada, tanto no plantio como na colheita. É comum observar essas atividades sendo executadas de modo inadequado, reduzindo a produtividade no período de maior necessidade de uso.

Geralmente, as instruções e procedimentos referentes à manutenção estão no Manual de Operação, este fornecido pelo fabricante junto com a máquina, quando se compra o maquinário novo, sem uso. Contudo, é muito comum estes manuais serem deixados de lado, e nem se quer são lidos pelo operador ou pelo encarregado. Muitas vezes eles se extraviam, ficando para trás numa venda a terceiros.

Assim sendo, é muito importante resolver os pequenos problemas com agilidade, normalmente constatados numa inspeção rotineira, evitando o acúmulo ou progressão do defeito, o que pode se transformar em uma falha grave, com custo elevado e máquina parada.

Mesmo porque, não se pode exigir muito de máquinas que ficam paradas, abandonadas ao tempo durante o período da entressafra. Deixar a máquina sem cuidados preventivos gera ferrugem, desgaste, vazamentos, além de inúmeros outros defeitos. E na necessidade do uso dela para operação, perde-se grande tempo e tem-se um custo mais elevado.

Logicamente, fazer a manutenção preventiva e adequada evitará estes tipos de situações, além de poder contar com a máquina durante todo o tempo necessário.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE MAQUINÁRIO AGRÍCOLA

Assim, a manutenção pode ser preventiva, realizando todos os procedimentos necessários para manter a máquina em boas condições para a utilização a fim de evitar paradas não programadas, e corretiva, estas que visam reparar problemas e imprevistos ocorridos durante a utilização do equipamento.

A manutenção preventiva permite detectar defeitos que ainda estão em fase inicial, por meio de inspeções de rotina, o que possibilita rápidos reparos, a um custo muito mais baixo. As inspeções são periódicas, podendo ser definida em função de horas trabalhadas ou de tempo (diária, semanal, mensal e etc.).

Para que a manutenção preventiva tenha eficácia, é importante que cada equipamento possua uma ficha ou arquivo digital individual, nos quais são relacionados os procedimentos realizados, peças utilizadas, bem como os custos.

Todos sabem que os maquinários agrícolas representam um alto investimento para os proprietários, devido a sua extrema importância para o sucesso da safra, razão pelo qual é preciso cuidar deles de forma contínua e planejada, até mesmo porque uma boa manutenção aumenta a vida útil do maquinário, reduz o risco de imprevistos e permite que o equipamento esteja sempre em condições de trabalho.

 

Fonte: Revista Manutenção e Tecnologia