Biosev: 5 medidas que aumentam a qualidade da cana 17.06.2019

Empresa é uma das líderes do setor sucroalcooleiro e compartilha dicas.

Empresas da área sucroalcooleira dependem de uma boa safra de cana-de-açúcar. Por isso, adotar medidas sustentáveis e que impulsionem a qualidade da matéria-prima é muito importante.

Ao adotar um conjunto determinado de técnicas, foi possível elevar as taxas de ATR e TCH, qualidade e produtividade agrícola, e manter cortes bem evoluídos, chegando em até um oitavo da cana em média.

Isso representa “um índice excelente da longevidade dos nossos canaviais”, conta o diretor.

Vale lembrar que, no geral, a média de corte feita pelo mercado para a produção de açúcar e álcool é de cinco cortes.

Mas, afinal, quais são as técnicas adotadas pela empresa? Já adianta-se que não são itens inéditos, porém são muitas vezes banalizados.

Confira agora:

Capacitação: Barro Filho acredita que este pode ser o passo mais importante.

“Todo o investimento em pesquisa e inovação que a companhia faz não faria sentido se a aplicação fosse realizada de maneira incorreta”, conta.

Funcionários são pessoas importantes na empresa e, por isso, investe-se em toda a formação necessária para eles. Cursos, workshops e trocas de experiências entre as unidades são alguns dos métodos.

Variedade: é necessário atentar-se às condições climáticas e de terreno em que se trabalha. Verificar regularmente os ensaios e viveiros é essencial para certificar-se de que tudo está agradável ao plantio. E falando nele…

Plantio: ao errar no tipo de plantio, você perde um grande investimento. Para o diretor da Biosev, a atenção nesse quesito deve ser redobrada.

Meiosi: o Método Internacional Ocorrendo Simultaneamente é uma saída para a redução de custos no plantio da cana e garante um bom resultado tecnológico.

Trato cultural: a Biosev usa os resíduos do processo produtivo nos tratos culturais. Torta de filtro, vinhaça e fuligem são fontes nutritivas para a cana e o produtor economiza na compra de fertilizantes.

Fonte: Biosev