Contribuição sustentável com produtos da cana 25.06.2018

Presente no dia a dia, a produção da cana é uma via sustentável de diversos produtos.

De modo geral, os consumidores conhecem muito pouco sobre a indústria sucroenergética e sua contribuição na fabricação de diversos produtos que são inseridos no dia a dia.

Sem dúvida os produtos que são mais importantes são combustíveis limpos e renováveis como o etanol.

Mas o açúcar e a bioeletricidade também são extraídos dessa indústria.

Porém, esse setor contribui com o desenvolvimento de uma alcoolquímica altamente sofisticada de produtos que vão desde a tintas e perfumes e, mais recentemente, do plástico verde, com a extração do etileno do etanol hidratado para produção do polietileno, comumente um derivado do petróleo.

A Braskem, uma das grandes pioneiras, no país na produção do plástico verde, que comercializa o produto para grandes nomes e segundo a indústria, cada tonelada de plástico renovável, reduz a emissão de CO2 em até 2,5 toneladas.

O etanol hidratado, é utilizado na produção de bebidas, alimentos, diversos cosméticos e aromatizantes,  assim como produtos de limpeza e também remédios e vacinas.

O açúcar, contribui muito para a gastronomia e além de ser empregado como conservante e alterar características como textura, corpo e sabor, é ainda utilizado na medicina e em fármacos.

Já o setor sucroenergético conta também com 7% da capacidade de produção de energia elétrica do país, por meio do bagaço de cana.

De acordo com o presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG), Mário Campos, existe a necessidade de um maior conhecimento e valorização dos produtos do setor sucroenergético genuínos na nossa história.

Além de estarem inserido em várias áreas, os produtos do setor conferem um valor muito buscado nos dias de hoje, a sustentabilidade, destaca.

Fonte: Portal CanaOnline