Cuidados na manutenção do óleo de máquinas 11.09.2017

A manutenção do óleo das máquinas é fundamental para garantir o bom desempenho das transmissões de força e energia

A manutenção do óleo das máquinas é fundamental para garantir o bom desempenho das transmissões de força e energia

manutenção do óleo de máquinas, assim como a troca dos filtros do sistema hidráulico, é fundamental para garantir o bom desempenho das transmissões de força e energia. Geralmente, esse serviço é feito a cada três meses ou em um intervalo de 500 horas de operação. A necessidade varia de acordo com o tipo de máquina e suas características. Recomenda-se seguir as especificações do manual do proprietário do veículo.

 

Manutenção do óleo – Drenagem e limpeza

A manutenção começa com a drenagem do reservatório de óleo. A etapa seguinte consiste na retirada do filtro e do acessório de vedação para limpeza, incluindo as áreas adjacentes, de modo a evitar a entrada de impurezas. Em seguida, para concluir a higienização, indica-se o uso de um pedaço de pano. Feito isso, coloca-se novamente o acessório de vedação e o novo filtro, já abastecido com óleo limpo.

 

Manutenção do óleo – Abastecimento

Depois, chega o momento de abastecer o reservatório de óleo até o nível indicado. Por fim, é necessário acionar a máquina e executar os comandos hidráulicos para normalizar a circulação do fluido e verificar eventuais vazamentos.

É importante atender às etapas com rigor para não comprometer o desempenho da máquina, evitando problemas como contaminação do fluido.

Fonte: Portal dos equipamentos