Entressafra da cana-de-açucar tem seu lado bom? 16.11.2016

 

cana_de_açúcar

31 unidades sucroenergéticas encerraram a safra da colheita da cana-de-açucar 2016/17 na região Centro-Sul e devem voltar a moer somente em abril.

A entressafra da cana-de-açúcar

Por falta de cana-de-açucar, a entressafra canavieira começará mais cedo e deve se estender por um período maior. Já 31 unidades sucroenergéticas encerraram a safra 2016/17 na região Centro-Sul e grande maioria deve iniciar a safra 2017/18 a partir de 15 de abril, pois não haverá cana-de-açucar para antecipar a moagem.

Inúmeros motivos diminuiram a oferta de cana-de-açucar

São muitos os motivos para a menor oferta de cana, como doenças, pragas, intempéries climáticas e falta de investimento no canavial. Tudo isso leva à menor produção, fator negativo, principalmente neste cenário de preços em alta e demanda por açúcar.

 

Mais tempo para realizar manutenção nas máquinas

No entanto, esta entressafra longa tem um lado bom: as usinas terão tempo para realizar a manutenção de suas estruturas. Prática fundamental para o melhor funcionamento da indústria e que, nos últimos anos vem sendo negligenciada, ou por falta de tempo, em decorrência de entressafras muito curtas, ou por falta de recursos para a realização dos serviços, ou ainda pelos dois motivos juntos. Resultado, muitas usinas estão sucateadas.
Agora com tempo e com a entrada de dinheiro com a valorização do açúcar e etanol, a tendência é que as unidades sucroenergéticas vão investir na manutenção, o que permitirá rodar a safra 2016/17 sem interrupções por quebra, maior eficiência e segurança.

As usinas precisam urgente realizar a manutenção com tempo e de forma adequada

As usinas precisam urgente realizar a manutenção com tempo e de forma adequada

Realizar manutenções preventivas

O ideal para que não tenha problemas durante a colheita da cana-de-açucar, é estar sempre realizando manutenções preventivas, em toda estrutura da usina, bem como no maquinário utilizado na colheita. Realizar manutenções preventivas podem evitar o gasto excessivo com troca e substituição de peças, além de sempre manter os equipamentos com um bom funcionamento.

 

Fonte: CanaOnline

www.canaonline.com.br