Conjunto rodante, você sabe quais suas funções? 05.12.2016

O conjunto rodante é responsável pela sustentação da máquina através dos trucks e conjunto de roletes. Controla a altura da parte frontal da máquina através dos cilindros de suspensão e atua no deslocamento da máquina, com o auxílio do comando final, por meio das esteiras, rodas motrizes, motores hidráulico e redutor.

No mercado existem diversos tipos de modelos de material rodante, que vão de tratores a máquinas pesadas. São diversos tipos de correntes, sapatas, segmentos, roletes, roda motriz e roda guia.

Sendo uma das principais aplicações de material rodante para trator de esteira, escavadeira hidráulica e colhedora, seja de grão ou de cana de açúcar, esta última é a especialidade do Grupo MPG.

Funções Conjunto Rodante e Componentes

Funções Conjunto Rodante e Componentes

Conjunto rodante, principais componentes:

Sendo uma das principais partes do material rodante, as correntes, podem ser secas ou lubrificadas. Elas fornecem um trilho sobre o qual a máquina funciona, suportam todo o peso da máquina, resistem ao contato abrasivo e uso severo, absorvem impactos e cargas das sapatas. O conjunto dos elos montados com pinos e buchas corresponde à corrente ou colar da esteira. Os elos são forjados e tratados, o que aumenta a durabilidade do material rodante. Além da corrente, também fazem parte do conjunto do material rodante, os pinos e buchas, dentre outras peças. O desgaste é observado em todas as partes da corrente, assim elas devem ser recuperadas ou substituídas com uma certa frequência para assim aumentar a vida útil do material rodante. Diversos aspectos devem ser observados para evitar um desgaste prematuro da corrente que vão desde a operação ao tipo de solo em que a máquina está trabalhando.

Roda Motriz e Segmentos: Responsáveis pelo movimento da esteira, transferindo a carga dos comandos finais para as esteiras através das buchas. Estas sofrem desgaste assim como toda a máquina e devem ser substituídas ou reformadas para manter a durabilidade do material rodante.

Roletes: Podem ser inferiores de flange simples ou duplos e roletes superiores. Os roletes inferiores são montados na parte inferior da armação, apoiando a máquina sobre a estrutura, suportando o peso e guiando as esteiras e o superior com o principal objetivo de guiar e apoiar a esteira à medida que esta se movimenta. Outros benefícios incluem manter a flecha correta da esteira, reduzir a batida da esteira e a carga sobre a bucha e a roda motriz. O rolete também apresenta desgaste e deve ser recuperado ou trocado de tempos em tempos para não danificar o material rodante e diminuir sua vida útil, dentre os principais itens que sofrem desgaste: as carcaças do rolete, eixos, buchas de bronze, porta bucha e demais componentes do material rodante.

Roda guia: Ela executa três funções: guiam as esteiras para dentro e para fora dos roletes, suportam intermitentemente o peso da máquina e fornecem ajuste necessário à tensão das esteiras. Como todas as peças apresentam desgaste após certo tempo de trabalho, esse item do material rodante é facilmente recuperado com uma camada de solda, depois ela passa pelo processo de torneamento até chegar a sua medida original.

Sapatas: São vários os perfis dentro do material rodante, podendo ser garras simples, duplas e triplas. Como todo o desgaste é inevitável, elas devem ser recuperadas ou trocadas por peças novas para melhor desempenho e garantir uma vida útil mais longa do conjunto rodante.

Nós do Grupo MPG somos especializados na recuperação e fabricação de peças para material rodante de colhedoras de cana. Contamos com serviços de excelência, profissionais altamente capacitados, disponibilidade de estoque, além de indústria própria onde são fabricadas as peças para que sua máquina fique o menor tempo possível fora do campo.

Fonte: revista manutenção & tecnologia