Manutenção preventiva em período de entressafra 05.02.2020

Manutenção de máquinas na entressafra pode ser muito rentável e vantajoso para sua produção. Entenda por que: 

 

A entressafra é o período entre a pós-colheita e o novo plantio da cana-de-açúcar. Especialistas pedem para que os produtores deem esta pausa na produção para que, dessa maneira, o solo descanse e se recupere. Muitos engenheiros-agrônomos aproveitam esse período para trabalhar com a correção de vitaminas e minerais da terra da lavoura, para que no próximo plantio a terra esteja saudável, com o pH correto (acidez e alcalinidade) e com os nutrientes necessários para obter sucesso na produção.

Enquanto o solo descansa e é recuperado, uma boa opção para os produtores é fazer a manutenção preventiva e corretiva de suas máquinas e equipamentos.

É importante que esse serviço seja feito da maneira mais assertiva possível para evitar futuros problemas durante a operação. Existem algumas estratégias de manutenção que devem ser adotadas nesse período de entressafra.

O primeiro passo a ser observado é a criticidade dos equipamentos. Analisar e ordenar as máquinas que não passaram por manutenção ou que estão em estado crítico faz toda a diferença para seu planejamento. Máquinas muito desgastadas e com necessidade de diversos consertos demandam muito mais tempo de maneio. Por isso o mais indicado é que essas sejam as primeiras a passar pelas avaliações e reparos. Outra forma de analisar para ordenar os ativos por ordem de prioridade é selecionar quais deles passaram por manutenção durante a safra, colocando-os por último e deixando primeiro os equipamentos que não passaram por nenhuma avaliação, conserto ou manutenção durante todo esse período. 

Uma vez definido quais são as máquinas ou peças que passarão pela manutenção nesse período, é hora de definir quais serão as estratégias de serviço: quais são os reparos que a sua própria equipe pode fazer? Quais são as peças que precisam ser substituídas? Quais são as máquinas que precisam de mão de obra pesada e especializada?

Organizando e listando todas essas informações em ordem de prioridade, fica muito mais fácil se organizar e calcular os gastos aproximados que você terá que investir. 

Após organizar tudo, o mais indicado é ir para a parte processual: definir em um cronograma todos os processos que serão feitos. Uma boa forma de organizar, principalmente para que os encarregados sigam corretamente, é ordenar em um papel a atividade, seu responsável e a data a ser iniciada e finalizada. Nesse plano de manutenção, é importante que conste, detalhadamente, todos os processos que serão realizados na máquina, quais mãos de obra especializadas serão contratadas, quem será o responsável pelo contato, contratação, pagamento etc.

Deixando tudo planejado, definido e organizado, as chances de erros e emergências podem cair. 

 

O Grupo MPG trabalha com diversos reparos, manutenções e consertos de peças, rodantes e máquinas. Confira nossos serviços e fale conosco, podemos te ajudar nessa entressafra. 

 

Fonte: Cana Online

http://www.canaonline.com.br/conteudo/manutencao-em-colhedoras-de-cana-ao-longo-do-ano.html