Material Rodante, marcha ré acarreta maior desgaste? 22.12.2016

O uso da marcha ré faz com que a esteira trabalhe tensionada, ocasionando maior desgaste entre as buchas e roda motriz. O recomendado é que este tipo de manobra seja executado sempre de maneira mais suave possível e fora do talhão, a fim de maximizar a vida útil dos componentes do material rodante.

Material rodante, marcha ré, maior desgaste?

Material rodante, marcha ré, maior desgaste?

Material rodante, além da marcha ré, devemos tomar outros cuidados:

São necessários outros cuidados para que sua máquina tenha o mínimo de desgaste possível.
Evitar fazer curvas sempre para o mesmo lado, procurando manter o desgaste uniforme entre os dois lados da máquina, assim equilibrando o desgaste sofrido.
Manter sempre os parafusos e porcas das sapatas apertados, limpos e planos, deixá-los com frouxidão ou sujeira pode acelerar o desgaste do material rodante.
Procure sempre manter os mesmos níveis de desgaste no conjunto rodante da sua máquina, pois, por exemplo, uma roda guia com muito desgaste acelera a deterioração da esteira. Ao realizar a manutenção ou troca dos equipamentos procure fazer sempre de todo conjunto para que este não fique com peças com desgaste maior do que as outras.
Sempre manter as esteiras tensionadas dentro do nível normal.
Todos estes fatores somados à falta de manutenção e giro, os maus hábitos de operação, muitas vezes cometidos em nome da pressa, estão entre os principais depreciadores do rodante. “As máquinas de esteiras nunca vão desenvolver a mesma velocidade de uma sobre rodas” afirma Arthur Vieira, Diretor da Mult Rental. “Quanto maior a velocidade, maior o aquecimento e atrito entre as partes. Sendo assim, o correto é sempre trabalhar em primeira e segunda marcha, nunca em terceira ou superior”, alerta.
O acúmulo de cascalhos, terra, laba, vegetação e pedras no interior da esteira pode causar o travamento dos roletes. “Dependendo da quantidade de material acumulado, deve ser feita a limpeza ao final do turno a fim de evitar trincas nos elos, sapatas ou nas buchas”.
Quanto mais um operador é treinado, melhores serão os resultados. Por exemplo, quem tem o vício de operar apenas de um lado da máquina, haverá maior fadiga, desalinhamento e desgastes de mancais nesse lado, de forma desigual.

Para garantir uma maior vida útil do material rodante de sua máquina é aconselhável estar sempre em dia com as manutenções, e estar sempre fazendo análises preventivas para assim aumentar a vida útil dos componentes.

Garantir uma vida útil mais extensa para os componentes do material rodante é igual a menos custo de manutenção.

Fonte: Portal dos Equipamentos