Dicas para a manutenção de pás-carregadeiras 11.12.2017

Dicas para a manutenção de pás-carregadeiras.

Para um bom plano de manutenção de pás-carregadeiras, utilizar filtros e lubrificantes com boa qualidade é imprescindível.

Por carregarem os mais variados tipos de materiais, esses equipamentos precisam que seus componentes sejam limpos e substituídos periodicamente – tais como radiador e filtro de ar – de modo que funcionem com competência, sem apresentar falhas.

Os cilindros são as principais partes responsáveis pelo esforço de carregamento, por conta disso sofrem com um desgaste evidenciado, assim como acontece nos pinos e buchas de caçamba e do braço.

A falta da sua lubrificação pode ocasionar um desgaste precoce e até mesmo levar a acidentes.

Se forem deixados de lado, os pneus também podem acarretar custos elevados de manutenção, por isso também exigem cuidados. Seus fabricantes estabelecem a pressão correta a ser utilizada para sua calibragem, que deve ser seguida. Além disso, sempre é bom lembrar de não deixar materiais cortantes e prejudiciais próximos.

Sendo assim, o plano de manutenção preventiva de pás-carregadeiras estabelece a troca de filtros e fluidos, lubrificação de pinos e buchas, limpeza, inspeções e regulagens periódicas de bicos injetores e válvulas do motor, calibragem de pneus, além de analises de óleo e dialises.

Fonte: Portal dos Equipamentos.