Saiba mais sobre a manutenção linear 04.12.2018

Não corra o risco de ter sua colhedora inativa por falta de manutenção.

 

A manutenção linear foi feita para colhedoras de cana, mas está sendo usada também pelos tratores. Durante o período de safra, algumas colhedoras se encontram inativas por aguardarem manutenção.

O objetivo dessa manutenção é distribuir as manutenções preventivas pesadas durante o ano fiscal, e não ao longo do ano-safra.

Segundo o diretor da Sigma Consultoria Automotiva, Luiz Nitsch, entre os benefícios de adotar esse método estão o aumento da saúde média da frota e a maior tranquilidade da oficina durante a entressafra.

De acordo com Helio Danesi Junior, consultor e proprietário da HD, Gestão em Manutenção & Confiabilidade, o melhor caminho é a manutenção linear. “O grande benefício é obter maior disponibilidade por evitar falhas catastróficas, que hoje são causadas por deixar a manutenção do equipamento para ser realizado na entressafra. Não tem pontos negativos, mas é preciso muito foco, planejamento e programação”, conta.

Assim também, Nitsch conta que a adoção do método traz a confiabilidade devido ao fato de que a empresa pode ter uma safra maior e reduzir drasticamente o tempo reservado para a manutenção de entressafra.

“E isso é viável?”

Segundo Nitsch, o sistema é bastante viável, desde que se tenha condições e recursos como espaço dedicado, pessoas profissionais e especializadas e serviços auxiliares disponíveis.

O mesmo reforça que “haverá necessidade, na maioria das vezes, de um aumento de 10% na frota de tratores, para que se possa, mensalmente, ter-se um décimo da frota paralisada por 15 dias no mínimo e 30 dias no máximo para os trabalhos de manutenção preconizados”.

Por fim, o diretor conta que o investimento inicial leva hoje muitas usinas a não acreditarem nas coisas boas que a manutenção linear pode proporcionar, mas que, uma vez implementado, o receio desaparece. “Esse investimento é devolvido em três safras e meia, ou seja, em meia-vida de uma colhedora você paga a aquisição e, no restante, só virão os lucros”, encerra.

Fonte: RPA News