Segurança e conforto na operação de máquinas pesadas 05.03.2018

Segurança e conforto na operação de máquinas pesadas.

Doses de conforto complementam a segurança e a funcionalidade incorporadas aos equipamentos, propiciando um ambiente de trabalho mais ergonômico aos seus operadores.

Os avanços na estação de operação de máquinas pesadas estão tão avançados, que já foi a época em que conforto era um atributo exclusivo de automóveis.

São bancos confortáveis e acolchoados, direção ajustável, conectividade e painel com comandos bem distribuídos, até camas com molas ensacadas, que fazem parte da realidade das cabines atualmente utilizadas no Brasil.

Aperfeiçoar aspectos relacionados à ergonomia e segurança das cabines é um diferencial competitivo que vai ao encontro das tendências mundiais.

Cada detalhe em máquinas, que são de interação com o ser humano, requer pesquisas e testes exaustivos, para que proporcionem bem-estar aos trabalhadores, que trabalham por várias horas seguidas dentro da cabine dessas máquinas.

Por essa razão, ao projetar itens como diâmetro da direção, pega, alavanca, acesso aos comandos do painel, visibilidade e mobilidade, é feita uma avaliação minuciosa e na hora de incorporar essas tecnologias e avanços, são realizadas diversas pesquisas de campo.

Nos dias de hoje, existem estudos bem-aprofundados para definir aspectos como o tipo de tecido que reveste os componentes, toque, brilho, acústica, conforto e até mesmo o odor característico do interior de uma cabine.

Desde o barulho de fechamento da porta até o som emitido quando a seta é acionada, todos os elementos são definidos com base em pesquisas.

Linha amarela:

Esses avanços também acompanham a evolução das cabines de linha amarela.

Itens como espaço, visibilidade, temperatura, nível de ruído e conforto tornam as cabines de máquinas mais ergonômicas.

O operador hoje em dia, tem a possibilidade de ajustar sua estação de trabalho, garantindo maior produtividade, com menos esforço e estresse.

Com o passar dos anos, as melhorias relacionadas a aumento de espaço, ampliação de campo de visão, qualidade de assento, sistema de refrigeração, vedação e conforto, passaram por evoluções sucessivas!

Além destes já citados, aspectos como pressurização, sinalização, ajustes de assentos, joysticks e luzes sinalizadoras valorizam a segurança do operador.

Do mesmo modo, a disposição de comandos e instrumentos também deve estar de acordo com a biometria do operador e os itens de uso mais frequente, devem ficar mais próximos de quem opera a máquina.

Pás-carregadeiras, escavadeiras e motoniveladoras, possuem assentos com formato mais envolvente, apoios lombares e laterais e outros diferenciais específicos para cada tipo de máquina operada.

No geral, máquinas pesadas nos dias de hoje contam com diversos tipos de suspensão de assento, tanto mecânicos como pneumáticos, além de uma série de ajustes de dimensões para se acomodarem à biometria específica de cada operador.

Fonte: Revista MT.