Volvo disponibiliza no mercado tecnologia autônoma 01.10.2018

Veículos autônomos já estão em operação em Maringá/PR.

Pioneira na tecnologia autônoma em uma operação REAL no Brasil a cerca de um ano, a Volvo anuncia sua primeira entrega comercial.

 Entregue para o grupo Usaçucar de Maringá – PR, a Volvo disponibilizou sete unidades de seu caminhão com tecnologia autônoma.

Entretanto, os veículos andarão sozinhos então apenas quando estiverem em áreas restritas dentro das lavouras de cana de açúcar.

Sua altíssima precisão (2,5 cm) de direção decerto reduz perdas por pisoteio de mudas.

“Dissemos que esse seria o primeiro caminhão com tecnologia autônoma comercialmente viável do mercado. Agora provamos isso com a entrega de um lote de veículos já para a colheita de cana de açúcar de 2018”, afirma Lirmann.

Desenvolvido no Brasil por uma área de engenharia avançada a Volvo torna-se a primeira marca NO MUNDO a fazer a entrega comercial de um produto com essa tecnologia.

Tecnologia autônoma: Serviço ou produto?

Sendo comercializada na forma de prestação de um serviço, essa tecnologia pode ser comparada com serviços de TV a cabo ou internet:

Existe um equipamento, mas você não paga por ele e sim pelo seu serviço entregue.

“Com a alta produtividade da tecnologia autônoma, os valores envolvidos são compensadores para o cliente desde a primeira safra”, afirma Bernardo Fedalto, diretor comercial de caminhões da Volvo.

Equipado com um sistema que permite a operação em modo autoguiado, o VM com tecnologia autônoma é capaz de visualizar de forma virtual as linhas de plantação e seguir sozinho por elas, durante a colheita.

“A precisão de 2,5 cm é um número impossível de atingir por um motorista. Com isso, reduzimos drasticamente as perdas por pisoteamento das mudas novas, um dos maiores problemas de produtividade de nosso cliente”, afirma Alan Holzmann, diretor de planejamento estratégico de produto da Volvo na América Latina.

Mas como funciona?

O caminhão então, tem um sistema de geolocalização que identifica o caminho a ser seguido e aciona o sistema de direção.

Sendo assim, fica fácil explicar tamanha precisão.

Fonte: eaeMáquinas.