Otimização de logística no canavial reduz custos 23.09.2019


As atividades de colheita e transporte são determinantes na rentabilidade da colheita de cana-de-açúcar. Porém, em alguns casos, elas fazem parte de metade dos custos da produção agrícola.

Assim, a execução eficaz e otimizada das atividades no campo tem grande importância. As variáveis como clima, especialização de funcionários, alto investimento em máquinas e as utilizações sazonais das mesmas são situações que estão dentro desse processo.

Muitas coisas, não é mesmo? Por isso, o modelo de gestão da empresa deve focar em dimensionamento, padronização, roteirização e otimização de cada passo.

Para isso, técnicas de pesquisa operacional (PO) foram feitas. Elas solucionam problemas e igualmente minimizam os custos. Em resumo, as pesquisas operacionais tiveram origem na Segunda Guerra Mundial.

Através delas, a Inglaterra dobrou a eficiência de um sistema de defesa e evitou a tomada do país pela Alemanha. Com o passar dos anos, surgiram diversas aplicações não militares da PO para resolver problemas de estoque, transporte, abastecimento, distribuição e localização.

No setor sucroalcooleiro, são usadas ferramentas de agricultura de precisão e softwares com o objetivo de planejar e otimizar colheita, transbordamento e transporte.

Só para ilustrar, separamos dois exemplos:

Um sistema de planejamento de colheita mecanizada foi criado para atuar nessa maior parcela de custo.O Corte, Transbordamento e Transporte (CTT), assim, otimiza a estrutura e cria uma rota que maximiza o rendimento da plantação. Outra experiência interessante é o sistema de Logística Otimizada da Colheita (LOC).

Ele entrega um roteiro ao gestor de colheita com relatórios, mapas e arquivos de dados integrados.

Também há com ele a otimização da colheita para definir o planejamento de alocação das colhedoras. Lembre-se: a otimização de processos não pode ser deixada de lado.

Invista nisso!

Fonte: Portal Máquinas Agrícolas