Patrol – Peças, funcionalidade e funções 10.02.2020

Patrol, motoniveladora ou escarificadora. Seja lá qual for o nome, esta máquina muito utilizada no mercado de construção civil vem ganhando cada vez mais visibilidade na lavoura. Uma das justificativas dos produtores para escolher essa máquina no campo é devido à sua multifuncionalidade.

Essas máquinas são famosas por serem uma das principais no exercício da terraplanagem, ajustando o greide do terreno. Mas, além disso, o patrol também ajuda a realizar pavimentação, nivelar terrenos, remover excesso de entulhos e, o mais importante para o nosso setor: ajustar terrenos irregulares em plantações.

Além disso, a patrol também ajuda a realizar pavimentação, nivelar terrenos, remover excesso de entulhos e, o mais importante para o nosso setor: ajustar terrenos irregulares em plantações. Com mais de 15 metros de comprimento, seis rodas e quase 20 toneladas, entre todos os componentes da patrol, podemos citar, principalmente:

 

Rodas

Quatro das seis rodas da motoniveladora ficam na parte de trás, um pouco abaixo da cabine. Elas têm a finalidade de distribuir com maior facilidade a carga do motor. E também de fornecerem componentes mecânicos ao solo, ajudando melhor na tração do equipamento.

As duas rodas localizadas na parte da frente são chamadas de eixo dianteiro. Elas fazem parte do contrapeso e da barra de ataque, são elas que guiam a máquina, dando direção, sustentando seus demais componentes e levando a lâmina para onde o operador quiser, além de aumentar sua estabilidade em territórios instáveis, de aclive ou declive.

 

Lâmina

A lâmina de corte pode ser dividida em dois tipos: a primeira, como o próprio nome diz, ajuda no corte e no acabamento. Ela geralmente é produzida em materiais mais firmes, estruturados e com maior resistência e durabilidade.

Já a lâmina de acabamento, tem um material um pouco mais fino do que a primeira. Ela é bastante utilizada para acabamentos.

Mas ambas têm a capacidade de fazer curvas de nível, terraplanagem, remoção de entulhos (e neve, em outros países), entre diversas outras funções.

Existem também três sistemas desse componente: sistema de controle de lâmina móvel, sistema de avaliação de lâmina e sistema de rotação de lâmina em um círculo. Esses sistemas trazem mais facilidade na operação da máquina e na rotina de trabalho. Tudo isso porque eles ajudam a reduzir o número de vezes que a máquina deve passar sobre a superfície para alcançar o nivelamento desejado.

 

Cilindros

Também chamados de levante, esses cilindros são responsáveis por mover e direcionar a lâmina da patrol.

 

Cabine

Geralmente com visão 360º, que permite que o operador enxergue do alto toda a produção, facilitando a operação da máquina. Existe possibilidade de aceleração nos dois sentidos: com opção de ré e frente. Esta parte da cabine costuma ser climatizada e com diversas praticidades para a operação. 

 

Ripper

Geralmente, esse componente é localizado na parte traseira da máquina. Ele possui vários dentes. É o Ripper que, juntamente da lâmina, vai ajudar a dar maior profundidade de remoção de material por ciclo executado pela máquina.

 

As motoniveladoras prometem muito mais praticidade para a cultura de cana-de-açúcar no Brasil. Se você tem esse ativo em sua frota, conte com o Grupo MPG para contratar serviços de manutenção, inspeção e peças. 

 

Fonte: Revista MT

http://www.revistamt.com.br/Noticias/Exibir?Id=7256