Produção de cana-de-açúcar em MS alcança 46,4 milhões de toneladas na reta final da safra 06.02.2019

Na reta final da safra 2018/19, a moagem de cana no estado do Mato Grosso do Sul atinge a marca de 46,4 milhões de toneladas. Essa informação vem da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul), que ainda afirma que houve um aumento de volume de 6% comparado ao mesmo período no ano passado.

Entretanto, eles não vão parar por aí. A expectativa é que o número de toneladas chegue a 46,9 milhões até o encerramento final, em março.

Roberto Hollanda Filho, presidente da Biosul, comenta que o objetivo pode ser alcançado, já que haverá usinas operando no estado até o dia 31, diferente de outros estados. “No momento, estamos a 500 mil toneladas do total de cana-de-açúcar processada na safra passada.”, complementa.

Duas das 19 usinas do estado estarão moendo na segunda quinzena desse mês, enquanto a maioria dos Estados do Centro Sul que são produtores já encerrarão a safra atual.

Outros dados divulgados pela Biosul mostram que a produção de etanol hidratado atingiu 2,3 bilhões de litros, volume 45% maior que no ano passado, nesse mesmo período. São boas notícias para o setor sucroalcooleiro.

Há empresas que investiram bastante no etanol, como a Bunge Açúcar & Bioenergia, que destinou 70% da sua matéria-prima processada para a produção de biocombustível.

A participação da cana-de-açúcar no etanol produzido pela Bunge é de 65% e, na temporada passada, havia sido de 62%.

Uma de suas usinas está localizada em Ponta Porã, no estado do Mato Grosso do Sul. Os estados de Minas Gerais, São Paulo e Tocantins também contam com filiais da empresa, totalizando oito usinas.

Concentração de ATR em alta

A quantidade de concentração de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR), no período acumulado da safra, foi de 134,13 kg. O número está 2,7% acima do registro da safra passada.

O que você acha desses números? São animadores?

Fontes: Notícias Agrícolas, Bunge e Midiamax.