Material rodante: manutenção em dia evita perdas 23.01.2017

Material rodante: mesmo constituídas de resistência abrasiva, as esteiras não têm estrutura para suportar fortes impactos.

O material rodante chega a representar até 50% dos custos com a manutenção de uma frota e exige cuidados específicos para a preservação de sua vida útil. Devido ao fato de a esteira ser constituída de ferro bruto, os usuários apostam na sua resistência em todas as situações de trabalho severo, mas, por ser a via sobre a qual as colhedoras de cana se movimentam, assim como uma estrada, precisa estar em ótimas condições a fim de minimizar os desgastes naturais, evitar quebras e a indisponibilidade do equipamento.

De acordo com especialistas, é necessário seguir uma série de recomendações prescritas pelos fabricantes, de forma a se obter a perfeita gestão dos custos de manutenção. Por exemplo, a regulagem das esteiras deve ter uma folga natural pré-estipulada em manuais de serviços especializados. Para cada equipamento há uma folga, tanto para máquinas com rolete superior como para máquinas sem ele.

Os usuários têm de estar atentos para o giro das esteiras nas paradas para manutenção preventiva. Nas esteiras lubrificadas, gira-se somente a bucha, e o pino permanece sempre na mesma posição. Já nas esteiras engraxadas, giram-se o pino e a bucha.

Nos trabalhos sobre terrenos rochosos, o desgaste ocorre nas sapatas, nos pinos e nas buchas, que sofrem fortes impactos e quebras de pinos e elos. A manutenção é recomendada após a marca de 1.200 a 1.500 horas de uso. O foco deve ser direcionado às sapatas, e mediante o acompanhamento de algum técnico que faça a inspeção do material rodante em campo.

Já nos serviços realizados dentro de lama, as pedras que atingem as esteiras causam pequenos acidentes que o operador não vê nem percebe. Nela entram pedras grandes que quebram as sapatas, os pinos, as buchas e as molas tensoras e, para essas operações, orienta-se que haja acompanhamento técnico para identificar as avarias, avaliar sua gravidade e corrigi-las.

Prevenir, evita perdas de produtividade e substituição de máquinas no canteiro. A recomendação dos dealers é a boa conservação do material rodante, com inspeção e manutenção periódicas.

Manutenção Material Rodante

Evite perdas na produção, esteja com a manutenção do material rodante sempre em dia

MATERIAL RODANTE: DESGASTES OPERACIONAIS

Os maus hábitos de operação somados à falta de manutenção e giro podem ser considerados os principais itens para a redução de vida útil do rodante. Esses erros geralmente ocorrem em nome de uma irracional busca por produtividade. O acúmulo de material (pedras, cascalho, terra, lama, vegetação etc.) também causa o travamento dos roletes.

A dica para operações nessas condições é inspecionar cuidadosamente a esteira ao final do turno e proceder a uma boa limpeza, se o acúmulo de material for grande. O resultado dos impactos são normalmente trincas nos elos, nas sapatas e nas buchas.

Embora os manuais recomendem momentos adequados para a troca de peças, não há uma regra fixa. Ela vai depender dos fatores acima citados e do histórico de cada máquina. Um mesmo modelo de equipamento poderá ter uma quantidade de horas diferente para substituição, de acordo com a atividade que desempenha.

Outros dois pontos que exigem atenção durante as operações são equilíbrio e alinhamento. O equipamento deve estar sempre bem assentado ao solo durante a operação. Caso seja acoplada nele alguma ferramenta, é recomendável que se utilize um contrapeso no lado oposto.

 

Fonte: Portal dos Equipamentos