Cana-de-açúcar: saiba como usar o clima a favor do plantio 03.12.2019

Com o passar dos anos, novidades chegam para favorecer o produtor — tecnologias, estudos, técnicas — e uma delas é como usar o clima a favor do plantio. Para identificar isso, o primeiro passo é ter em vista quais são as necessidades de sua produção.

As necessidades vão depender do produto que se deseja obter a partir da sua matéria-prima (açúcar, álcool ou forragem). A partir daí, você entenderá os principais fatores e estudar como usá-los a favor do seu plantio.

 

Identificação do plantio

De fato, devemos levar em consideração os dois principais estados de crescimento da cultura: o crescimento vegetativo e a maturação. O primeiro é a fase em que a planta é beneficiada pelo clima quente e úmido. Já o segundo, é quando o frio e o clima seco podem contribuir com o acúmulo de sacarose na planta.

 

A relação entre a cultura da cana e o clima

As condições climáticas devem estar diretamente ligadas às condições hídricas. Ou seja, quando o clima é quente e seco, a rega deve ser feita de maneira adequada. Fazendo isso, pode-se evitar possíveis problemas técnicos que exigem medidas corretivas, o que encarece bastante a produção.

As baixas temperaturas trazem efeitos que podem ser devastadores para a cultura. A temperatura mínima para o bom desenvolvimento vegetativo é de 20 °C. Entretanto, quando ela está abaixo disso, a produção é prejudicada, atrapalhando o crescimento e o cultivo da lavoura.

Em áreas propensas a geadas, é importante pensar no cultivo das variedades de cana mais resistentes ao frio. Por isso, o mais indicado é que o plantio da cana seja feito em locais em que a temperatura predominante varie entre 19 e 32 ºC, e onde as chuvas sejam bem distribuídas.

 

Fatores territoriais

No estado de São Paulo, devido ao seu amplo território, temos as condições e restrições climáticas mais variadas para a lavoura. Em algumas regiões, o clima é considerado perfeito para o plantio, apenas com condições favoráveis e sem nenhuma restrição. Em contrapartida, a produção de outras regiões exige recursos especiais que — em alguns casos — encarecem muito a matéria-prima final.

Há também regiões e áreas em que o clima pode até impedir esse tipo de cultura, fazendo com que o produtor opte por outro tipo de cultivo.

 

Maturação

A fase de maturação da cana-de-açúcar é a mais importante do plantio. Ela consiste no momento em que a planta para de crescer e passa a acumular sacarose em seu culmo. Isso é fundamental para o produto que vai ser originado a partir de sua matéria-prima.

Então, para produtos que precisam de uma cana com maior teor de sacarose, é importante pensarmos em locais em que o clima seja seco e um pouco mais frio para uma maturação favorável. Aliás, deve-se levar sempre em conta que o estado benéfico para o crescimento da planta é em locais quentes e com umidade parcial.

 

Enfim, considerando esses pontos, você pode usar o clima e as estações das safras a favor do seu plantio. A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) realiza um zoneamento a fim de identificar qual a época mais adequada para a semeadura em diversas regiões do país.

 

Fonte: Embrapa