Preparo do solo para o cultivo de cana: técnico faz orientações 26.12.2018

Regiões se preparam para o plantio da cana-de-açúcar nesse mês e alguns até mesmo para janeiro de 2019.

Algumas regiões do Sudeste e Centro-Oeste brasileiro se preparam para o plantio da cana-de-açúcar nesse mês e alguns até mesmo para janeiro de 2019. Para isso, deve ser levado em conta a escolha dos insumos, o planejamento da área, o manejo, o preparo do solo e do maquinário.

 

Segundo Paulo Padilha, técnico de Agricultura de Precisão da Piccin Implementos Agrícolas, as operações feitas no preparo da área refletem durante o ciclo do canavial, do primeiro ao último corte. Além disso, ele ressalta a importância do preparo do solo: “é a constituição do berço do canavial”, conta.

 

Padilha também comenta que “se o vegetal tiver boas condições para o desenvolvimento em cana planta, maior a possibilidade de ter bom desempenho em soqueiras”. Caso contrário, é difícil a possibilidade de ajustar o processo nas operações de manejo dessas soqueiras.

 

A escolha correta do equipamento também faz toda a diferença. A subsolagem é necessária para um resultado de produção bom. Assim, ao romper as camadas compactadas do solo, há variação entre 20 e 50 cm. A localização dessas camadas dependem de certos fatores como: classe de solo e histórico de uso agrícolas na área.

 

A terra tem redução de macroporosidade quando compactada. Esse termo é definido pela quantidade disponível de ar proporcionado às plantas pelo solo.

 

Vá em busca das inovações

 

Apesar do modo secular de produzir cana ser predominante aqui no Brasil, há diversas experiências recentes feitas com sucesso em escala comercial, onde apresentam processos como o Cultivo Mínimo e o Plantio Direto. Eles podem substituir de forma positiva o sistema de preparo convencional.

 

Com tantas novidades, é necessário que o produtor se atualize para melhorar a atividade na fazenda. “Busque se atualizar em cursos, dia de campo, leitura, orientação técnica… Enfim, hoje há muita informação que pode ser acessada de forma gratuita”, diz Padilha.

 

Fonte: Portal Máquinas Agrícolas