Conheça melhor o sistema de transmissão 24.06.2019

Você sabe quais são os cuidados necessários para o bom desempenho do sistema de transmissão das máquinas agrícolas? Inicialmente, deve-se ter a noção de que a operação e a manutenção devem estar juntas.

Uma boa operação depende da manutenção correta e periódica, e vice-versa. A transmissão requer atenções principalmente nos conjuntos mecânicos de embreagem, caixa de marchas e seleção dos grupos redutores.

A força oferecida pelo motor é enviada para a embreagem e, nesse conjunto específico, é encontrado o volante e o disco de fricção. O acoplamento de embreagem está entre o motor e a caixa, dentro do capa-seca, já que muitas máquinas utilizam o sistema sem óleo.

O sistema tradicional usa uma placa de pressão que comprime o disco de fricção contra o volante do motor. Quando acionada, ela libera a compressão de disco e para a transferência de força. Isso faz com que a troca de marchas ou de grupo aconteçam, além da possibilidade do deslocamento da máquina. Para que o comando de embreagem alcance a placa de pressão, o dispositivo de acionamento é preciso.

A seguir, tem-se o acoplamento de engrenagens que formam as caixas de marchas. Elas são conjuntos compostos por eixos, engrenagens, luvas deslizantes, mancais, rolamentos, etc.

A força então é passada pelo centro do eixo de tração, onde um conjunto de engrenagens planetárias e satélites se encontram com o diferencial e, depois desse, há os redutores finais.

Parece confuso? Independentemente da resposta, vale lembrar que o treinamento é indispensável. Como dito no começo, operação e transmissão estão lado a lado. Primordialmente, os conjuntos mecânicos precisam de manutenção de lubrificação e de cuidados operacionais.

Quanto as recomendações de práticas, confira alguns pontos importantes:

• Escolha o implemento correto de acordo com o serviço;

• Tenha ciência da marcha e do grupo certo para um bom desempenho da máquina;

• Saiba mudar a marcha no momento certo;

• Atenção com a embreagem;

• Faça manutenção preventiva de acordo com a recomendação do fabricante.

Fonte: Portal Máquinas Agricolas.