Conjunto rodante – principais componentes e funcionalidades 27.01.2020

No mercado, existem muitos modelos de máquinas com material rodante, como tratores e máquinas pesadas. Dessa maneira, existe uma infinidade de correntes, sapatas, roletes, roda motriz, roda guia e segmento que compõem a máquina. Essas peças fazem parte do material rodante, também conhecido como conjunto rodante: o principal responsável por sustentar a máquina por meio de seus componentes. Ele controla toda a altura da parte da frente da máquina, ajuda no deslocamento e em seus comandos e também é a parte da máquina que mais recebe impacto e sofre danos, por isso a atenção com manutenções, reparos e substituições de peças deve ser redobrada.

 

Correntes

Seus conjuntos são montados com pinos e buchas. Elas sustentam todo o peso da máquina e podem ser secas ou lubrificadas. Seus elos formam um trilho sobre o qual a máquina funciona. Absorvem todos os impactos e cargas das sapatas.

De todas as peças da máquina, o maior impacto do desgaste é observado na corrente. Elas devem ser recuperadas ou substituídas com frequência para ajudar a aumentar ou manter a vida útil do material rodante. Mas se atente aos detalhes para evitar o desgaste prematuro da corrente. Esses aspectos vão desde a operação até o tipo de solo em que a máquina está trabalhando.

 

Segmentos e roda motriz

São os componentes que movimentam a esteira. Sendo assim, eles transferem toda a carga dos comandos finais para a esteira e correntes por meio das buchas. Assim como as correntes, essa parte da máquina também está propensa a sofrer impactos e desgastes e sua manutenção e substituição são de extrema importância para o bom funcionamento da máquina.

 

Roletes

Existem vários tipos de roletes que compõem o material rodante: inferiores de flange simples ou duplos e roletes superiores. Os roletes inferiores apoiam a máquina sobre a estrutura, suportando a maior parte do peso e apoiando a esteira enquanto ela se movimenta. Os principais itens dos roletes que sofrem o maior número de danos são: carcaças, eixos, buchas de bronze e porta-bucha. De modo geral, todos os roletes também sofrem danos, devem ser trocados e passar por serviço de manutenção regularmente.

 

Roda guia

Ela é responsável por guiar as esteiras e fornecer o ajuste necessário à tensão das esteiras, suportando o peso da máquina.

 

Sapata

Elas podem variar entre as de garras simples, duplas e até triplas. E como já sabemos que todos os componentes do conjunto rodante sofrem impactos e suportam o peso da máquina, com as sapatas não seria diferente. Portanto elas necessitam de frequentes manutenções, reparos e substituições.

 

O Grupo MPG possui uma equipe especializada na recuperação e fabricação de peças para material rodante de colhedoras de cana. Aqui, você conta com três unidades, serviços de excelência e disponibilidade de estoque, afinal, fabricamos várias peças. Conte conosco!

 

Fonte: Infraroi

http://infraroi.com.br/como-prolongar-vida-util-material-rodante/