Cuidados com o material rodante evitam perdas significativas 10.06.2019

Para evitar grandes custos com a manutenção de uma frota, deve-se tomar cuidados necessários com o material rodante. É muito importante conferir as informações disponibilizadas pelos fabricantes para atingir uma boa gestão e evitar quebras ou reduzir desgastes naturais.

Atenção aos dados

Dados do site AECweb alertam que o produtor deve estar atento ao giro das esteiras nas paradas para a manutenção preventiva, essa recomendada a ser feita depois da marca de 1200 a 1500 horas de uso. O equilíbrio e o alinhamento também são pontos a serem observados.

O maior foco de manutenção geralmente é nas sapatas, onde deve haver um acompanhamento técnico para a revisão do material rodante em campo.

Nós, do Grupo MPG, realizamos esse serviço para máquinas pesadas com foco para o segmento de colhedoras de cana, escavadeiras e tratores de esteira! Saiba mais aqui.

Entre os serviços que são realizados no campo, estão a remoção e a instalação de: trucks, cubos redutores, rodas motrizes, rodas guias, roletes, esteiras, cilindros e eixos transversais.

Confira um exemplo de problema comum em rodantes: há áreas com incidência de pedras, que podem atingir às esteiras e causar pequenos acidentes nos pinos, sapatas ou molas (e em muitas vezes, o operador não nota a entrada do empecilho).

Maus hábitos de conservação também causam prejuízos. A obsessão pela produção muitas vezes cega o produtor, que usa as máquinas sem a precaução necessária. Lembre-se: o acúmulo de terra, vegetação e lama causa o travamento dos roletes.

Assim, para impedir as percas na produção ou para evitar a substituição de materiais rodantes, a maior recomendação é a inspeção e manutenção periódica.

Você promove as manutenções para as suas máquinas? Os rodantes são importantes materiais para o bom desenvolvimento da sua produção, não se esqueça! Tire as suas dúvidas, entre em contato para saber detalhes das manutenções!

Fonte: AECweb