Dicas de segurança para a operação de retroescavadeira 12.03.2018

Dicas de segurança para a operação de retroescavadeira.

O trabalho com a retroescavadeira exige diversos cuidados relacionados à segurança.

Um mero descuido diante a erros de operação desses equipamentos de grande porte, pode causar graves acidentes envolvendo vidas.

Além de sérios estragos no local de trabalho e também ao meio ambiente.

Por isso, antes de começar a operar uma máquina pesada, o operador deve se sentir seguro e confiante com as configurações e o funcionamento da máquina em questão, e também em relação ao tipo de terreno e características do material a ser carregado.

Ao manobrar retroescavadeiras, é importante prestar atenção no entorno do equipamento para identificar possíveis irregularidades no terreno, obstrução de passagem, objetos e ferramentas deixados no solo, além de verificar se outras máquinas estão atuando no mesmo ambiente e a presença de pessoas ou animais.

“Para trabalhos de escavação, a retroescavadeira deve ser estabilizada usando a caçamba dianteira virada para baixo e os braços estabilizadores. Os eixos ficam suspensos e as rodas não devem tocar o solo”, explica Gabriel Freitas, especialista de Produto da Case.

Quando a máquina se movimenta beirando as encostas, o operador deve colocar a transmissão em uma velocidade inferior e manter os freios de serviço em bom estado de conservação.

O operador em hipótese alguma deve descer com a máquina pelas encostas com transmissão em ponto morto, nem com a velocidade do motor acima de 2500 rpm.

Freitas recomenda cautela quando for necessário utilizar o corte da embreagem para fazer escavação numa encosta.

A retroescavadeira deve ser sempre posicionada abaixo da valeta, nunca em posição superior.

Ao término da jornada, a máquina deve ser estacionada numa superfície firme e plana, com todos os controles em posição neutra e freios de estacionamento acionados.

Podem ser usados calços nas rodas, se necessário a caçamba deve ser posicionada sobre o solo, o motor desligado e a chave removida da ignição.

ERROS DE OPERAÇÃO

Retroescavadeiras

  • Falta de atenção com as características do terreno
    • Utilizar modelo com porte inadequado à operação
    • Desrespeitar os limites do equipamento (capacidade de carga, capacidade de levantamento, carga de tombamento)
    • Deslocamento em velocidade excessiva, ou com a caçamba da carregadeira cheia e elevada
    • Trabalhos com a máquina submersa
    • Demolição com implementos inadequados
    • Deslocamento da máquina com os braços estabilizadores abaixados

Fonte: Portal dos Equipamentos.