Material rodante – cuidados preventivos e a produção 25.11.2019

O material rodante demanda manutenções a fim de minimizar o desgaste natural da esteira

 

A manutenção preventiva do material rodante de sua máquina pode ajudar em diversos pontos da produção, como no que diz respeito a perdas produtivas no momento da colheita de matéria-prima.

O material rodante demanda manutenções a fim de minimizar o desgaste natural da esteira — desta maneira, é possível evitar a indisponibilidade do equipamento e até a quebra da esteira ou da máquina.

A esteira é feita de ferro bruto, por isso muitas pessoas acreditam que sua resistência é maior, mas a realidade não é bem essa. Devemos seguir à risca as orientações do fabricante da máquina, só assim podemos garantir a vida útil desse equipamento.

Além de seguir as orientações, outro cuidado importante com o material rodante é evitar impactos. Também é relevante observar as condições sobre as quais a escavadeira ou trator se movimentam, como da estrada, solo ou lavoura — eles devem estar em ótimo estado. Certamente isso evita impactos e atritos com pedras, cascalhos e galhos secos, que podem danificar as sapatas da esteira.

Profissionais recomendam diversos cuidados especiais para que o proprietário da máquina tenha uma melhor gestão de custos de manutenção e produção.

Dessa maneira, a fim de auxiliar da melhor maneira, separamos algumas dicas para você:

 

Respeite a folga pré-estipulada nos manuais

Primeiramente, cada esteira deve ter uma folga natural. Geralmente, essas regulagens são estipuladas no manual do fabricante de sua máquina. Para cada equipamento existe uma folga diferente, até mesmos aqueles sem roletes e com roletes superiores.

 

Fique atento ao giro das esteiras

O giro das esteiras de cada máquina, especificamente os tratores de diferentes portes, depende muito das características naturais do terreno de trabalho. Por isso é importante observar as particularidades do solo, para se atentar ao giro. Terrenos mais rochosos, por exemplo, têm necessidades diferentes de solos argilosos.

 

Fazem parte da manutenção preventiva

Lavagem de esteiras e demais peças e componentes, remoção e instalação de sapatas de esteiras, desmontagem e montagem das seções, pinos e buchas ou troca de elo mestre, bem como corte, alinhamento e solda de rodas motrizes e pintura com tintas específicas e de alta qualidade.

Além disso, restauração completa de trucks por meio de alinhamento, solda, usinagem e adaptações de roda guia.

 

Fonte: AECweb