Pá carregadeira x retroescavadeira: saiba especificar 04.09.2017

Pá carregadeira x retroescavadeira

Pá carregadeira x retroescavadeira

Embora tenham estrutura semelhante, a pá carregadeira e a retroescavadeira apresentam funções e desempenhos diferentes. A seguir, Alexandre Kou, coordenador de obras da MPD Engenharia, apresenta algumas características que ajudarão a especificar adequadamente cada equipamento.

RETROESCAVADEIRA X PÁ CARREGADEIRA

“A retroescavadeira é mais apropriada para serviços urbanos e rurais. Normalmente é utilizada para abertura de valas, demolições de menor porte e pequenos deslocamentos de material. Já a pá carregadeira é ideal para serviços que exijam o deslocamento de grandes volumes de material com agilidade e rapidez. Ou seja, um produto pode até fazer a função do outro, porém não com o mesmo desempenho, pois são equipamentos para serviços específicos”, comenta o profissional.

Se em quesito de otimização de tempo a pá carregadeira sai na frente, quando o assunto é versatilidade a retroescavadeira leva vantagem devido à possibilidade de incluir alguns componentes. Rompedor hidráulico, garfo pallet, placa vibratória, caçambas, vassoura hidráulica e até perfuratrizes fazem dela uma das máquinas mais vendidas.

ESTRUTURA

Com peso médio de 10 toneladas, a retroescavadeira tem como principal característica as várias configurações do seu braço articulado. “Ela tem uma caçamba frontal para deslocamentos curtos e um braço articulado na parte posterior que pode ser utilizado com várias ferramentas”, afirma Kou.

A pá carregadeira, por sua vez, é um veículo de estrutura mais compacta. “Possui articulação central de pneu com tração nas quatro rodas, o que possibilita mais agilidade nas manobras e no deslocamento de terra, além de ter custo mais acessível”, finaliza o coordenador de obras da MPD.

Fonte: Portal dos Equipamentos