Pneus fora da estrada pedem inspeção diária 21.05.2018

Com resistência muito superior aos pneus rodoviários, os pneus off roads são desenvolvidos com sistema diferente.

Pneus fora da estrada, são desenvolvidos com sistemas diferentes e uma resistência muito superior aos pneus rodoviários.

Com estrutura da carcaça e os compostos de borracha adequados para suportar severas condições de operação, eles se notabilizam por terem elevada capacidade de carga.

Enquanto um pneu de automóvel consegue suportar até 1400 kg, um pneu fora da estrada possui uma capacidade de até 100 mil kg, o que requer uma carcaça com maior número de lonas e quantidade de borracha.

Os pneus off roads – como são chamados – não são preparados para alcançar alta velocidade. Seu limite é estabelecido entre 10 a 100 km/h.

Um pneu de automóvel pode atingir, por exemplo, até 300 km/h.

Suas dimensões também são de chamar a atenção, já que no nosso mercado, existem modelos com até 4 metros de altura e 1,5 metros de largura, chegando a pesar até 5,7 toneladas.

Esses equipamentos são próprios para transportar cargas acima de 400 toneladas, sendo que cada pneu suporta individualmente até 100 toneladas.

A estrutura de um pneu reflete diretamente em sua capacidade.

Portanto, as inspeções diárias são indicadas para conferir se os pneus off roads estão em condições padrões ou se precisam de certos reparos.

A baixa pressão é a maior vilã da vida útil dos pneus, ela causa superaquecimento das cintas, sobrecarga nos talões e degradação no linner, por esse motivo, os pneus precisam ser calibrados conforme a carga e velocidade que são aplicadas na operação.

Devem ser inspecionados também, diversos pontos importantes como danos ou cortes na banda de rodagem, ou no costado do pneu que estejam expondo sua estrutura.

Porém, caso sua estrutura já esteja exposta, o pneu deve ser enviado para reparos mais efetivos, no caso para o conserto.

O alinhamento é uma parte importante na hora de fazer a sua montagem, sempre utilizando ferramentas corretas e lubrificantes apropriados.

Para uma boa conservação, evitar a patinagem e trafegar dentro da velocidade regulamentada no local, realizar manobras sem arrastar a lateral dos pneus e evitar quedas de material nas pistas e praças de carregamento.

Fonte: Portal dos Equipamentos.