Procedimentos para lavagem de equipamentos pesados 04.12.2017

Os procedimentos para a lavagem de equipamentos pesados.

Os procedimentos para lavagem de equipamentos pesados, vão bem além de questões como higiene e aspecto visual, mas sobretudo, proteger os componentes a máquina, que precisam estar limpos para serem inspecionados pelo operador.

Os pinos, buchas e mangueiras devem ser averiguados diariamente em equipamentos que trabalham em canaviais (ou locais onde há muito contato com barro).

Nas maquinas de esteiras, como escavadeiras e tratores, quando ocorre acumulo de materiais nos componentes, as esteiras podem se tornar muito duras, tão duras quanto os componentes, tornando-se uma lixa abrasiva.

Em razão disso, a limpeza do material rodante reduz os efeitos do acumulo de sujeira e aumenta a vida útil dos componentes.

De acordo com Edivaldo Freitas, da engenharia de suprimentos da Odebrecht, é extremamente importante lavar os equipamentos da linha amarela regularmente, especialmente quando são realizadas tarefas de escavação ou transporte de material coesivo e úmido.

“Quando os solos são umedecidos por caminhões espargidores de água para diminuir a poeira, ou em dias de chuva, o barro se prende ao chassi, eixos, freios, suspensão, motores e à transmissão, contribuindo para o surgimento de ferrugem e corrosão, além de funcionar como um isolante térmico, dificultando a troca de calor dos componentes com o meio ambiente”, exemplifica.

Ele detalha que pode ser utilizada uma pá para limpar a área compreendida entre a armação das esteiras e a parte superior dos elos e as sapatas.

“Em seguida, deve ser usada água para remover a sujeira remanescente”, acrescenta.

Fonte: Portal dos Equipamentos.