Manutenção preventiva: 3 razões para valoriza-las 17.09.2018

Incentivar a manutenção preventiva é fundamental para evitar prejuízos.

Um dos tipos de manutenção mais importantes é a manutenção preventiva, que requer um certo treinamento de equipes especializadas.

Evitar comprometer a produção da empresa, sobretudo é um dos motivos pelos quais deve se programar o melhor momento para as paradas de manutenção, isso segundo o coordenador de Programa de Manutenção Industrial do Senai Empresa, engenheiro mecânico Jeancarlos Lucietto.

Redução de custos

“As paradas corretivas, que não são programadas, têm grande impacto no processo produtivo, pois geram perdas de produção, problemas de qualidade e retrabalho. Já quando a parada é planejada, temos um menor custo de manutenção, pois para essas atividades, os recursos previstos estão disponíveis, são de maior qualidade e geram menor custo de mão de obra e de peças”, explicou Jeancarlos.

Maior Produtividade

Jeancarlos destaca que a manutenção preventiva evita quebras repentinas, que interrompem o ciclo de produtividade.

“A indústria precisa das máquinas para produzir e quando uma delas quebra, toda a produção fica comprometida, por isso é importante ter um planejamento estruturado para ser seguido com datas programadas para as manutenções preventivas e evitar ao máximo que os equipamentos fiquem parados por falhas repentinas.”

Segurança dos trabalhadores

Para que o ambiente seja muito mais seguro, a manutenção preventiva também diz respeito a segurança para os trabalhadores em seu meio de trabalho.

“Máquinas que param de funcionar repentinamente trazem urgência na reposição das peças e execução dos reparos, consequentemente, riscos para os trabalhadores. Com as paradas programadas, temos um tempo maior para planejar as ações de manutenção, resultando em maior segurança das instalações, melhor qualificação dos colaboradores e maior proteção do meio ambiente” completou Jeancarlos Lucietto.

Fonte: Senai.