Venda cresce e estoque da indústria de máquinas agrícolas está ajustado 06.11.2017

Venda cresce e estoque da indústria de máquinas agrícolas está ajustado.

Venda cresce e estoque da indústria de máquinas agrícolas está ajustado.

Há aproximadamente dois anos, houve uma queda intensa na venda de maquinas agrícolas. Evitando carregar estoques elevados, as indústrias resolveram repensar sua forma de produção ajustando a produção às vendas. Essa estratégia funcionou e a produção continua com um bom desempenho este ano, superando em 20% a de 2016, porém com estoques pequenos.

Foram produzidos 35 mil tratores neste ano e as vendas internas no atacado e as exportações já somam, 34,9 mil unidades, ou seja, restam poucas unidades não comercializadas.

Com as colheitadeiras ocorre o mesmo, as vendas estão somam 3.461 e a produção atingiu 3.859 unidades este ano.

A estratégia de se trabalhar com estoques mínimos, exige cautela e uma atenção redobrada da indústria pois, se a recuperação de mercado for rápida, o setor terá dificuldades para repor os produtos no mercado.

O Brasil vem de uma supersafra de grãos, produção que poderá se repetir em 2018. Países vizinhos também estão passando por essa expansão de produção, o que ocasionalmente demanda mais máquinas.

Comparadas com as de igual período do ano passado, as vendas de maquinas agrícolas este ano já superaram 39%. Para os trabalhadores do setor, isso é bom pois o quadro de funcionários do segmento supera em 18% o de 2016, conforme dados divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

A produção de tratores supera em 11% a produção acumulada, a de colheitadeira em 3% e a de colhedora de cana tem queda de 18% (Dados referente a 2017 perante a igual período de 2016).

Fonte: Revista MT.