Nematoides: cuide do seu canavial para evitar prejuízos 08.07.2019

Para lidar com parasitos, é importante conhecer melhor cada um deles. Separamos para a matéria de hoje, então, um dos bichinhos que está causando muita dor de cabeça para os produtores ultimamente: o nematoide.

Primeiramente, a definição. Os nematoides são vermes microscópicos presentes em diversas culturas de cultivo. Na cana-de-açúcar, geralmente são encontradas as espécies Pratylenchus zeae, Meloidogyne javanica, Pratylenchus brachyurus e Meloidogyne incógnita (a última com menor frequência).

A princípio, os meios que o verme utiliza para chegar nas plantações são vários: água de irrigação, mudas produzidas em solos infectados, fortes ventanias, máquinas e até mesmo pessoas e animais.

De fato, mesmo pequenos, os parasitos conseguem afetar o rendimento da cana de forma significativa. A Meloidogyne javanica, por exemplo, pode diminuir a produtividade no primeiro corte em 30%; a Meloidogyne incógnita, em 50%.

Essa perda acontece, em suma, porque os nematoides possuem um estilete bucal que propicia a injeção de substâncias tóxicas na célula vegetal e retira as substâncias nutritivas das plantas.

Inicialmente, os nematoides são imperceptíveis, podendo ser identificados posteriormente nas irregularidades (crescimento e produtividade) do plantio. Ao identificar esses sintomas, é necessário levar uma amostragem do solo e das raízes para o laboratório.

A propósito, é interessante comentar que o estado de São Paulo é o que mais realiza (e com maior frequência) a amostragem de raízes e solos para a prevenção dos nematoides no Brasil.

Enfim, ao confirmar a presença do parasito, o produtor deve adotar as medidas de controle por meio de defensivos e seguir as Boas Práticas Agrícolas.

Adote medidas

Entre as formas de controle, estão a limpeza dos reservatórios de água, o uso de mudas produzidas em substratos esterilizados, a lavagem cautelosa das máquinas e dos implementos agrícolas e a rotação de culturas com gramíneas que reduzem a população dos nematoides.

Por isso, fique sempre em alerta com o canavial e com qualquer sinal dos nematoides.

Fonte: Desafios da Cana