Investir em mão de obra é essencial para o futuro da cana 19.02.2018

 

Investir em mão de obra é essencial para o futuro da cana.

O crescimento do plantio mecanizado representou um avanço tecnológico significativo no campo e é uma das etapas essenciais para se alcançar alta produtividade no futuro da cana.

Quem não entrou nesta pratica com pessoas altamente capacitadas e não investiu em treinamento, teve prejuízo na formação das lavouras canavieiras.

“O consumo de mudas também aumentou de 10 para 18 toneladas, diminuindo a quantidade de matéria-prima para a safra”, explicou o consultor em operações agrícolas Armene Conde.

Uma boa forma de evitar prejuízos maiores é investir no trabalho do humano, que é quem realiza operações, faz a avaliação da qualidade do plantio diariamente e sistematicamente busca corrigir os desvios com intervenções rápidas e simultâneas na operação.

O treinamento de equipes e supervisores de campo para plantio mecanizado continua sendo necessário.

“Unidades que fizeram investimentos em treinamento para capacitar as equipes de plantio, estão obtendo bons resultados, com menor consumo de mudas, menos quebra de equipamentos e menor índice de falhas.”

“A consequência é o aumento do TCH e da longevidade a um custo mais baixo”, citou Armene.

Em geral, o investimento nas pessoas deve ser mais intenso nos próximos anos, para atender a demanda futura e também amenizar perdas, como no caso do pisoteio na linha, responsável por uma redução de produtividade de mais de 10% entre os cortes.

Fonte: Portal Cana Online.