Máquinas e equipamentos impulsionarão o PIB brasileiro 09.10.2017

Máquinas e equipamentos impulsionarão o PIB - Produto Interno Bruto

Máquinas e equipamentos impulsionarão o PIB – Produto Interno Bruto

Máquinas e equipamentos impulsionarão o PIB – Produto Interno Bruto poderá crescer mais do que o previsto em 2017 e nos próximos anos, isso de acordo com os cálculos feitos pelo Ministério da Fazenda que sugerem que o investimento não está tão ruim quanto indicam as estatísticas oficiais.

 

Membros do governo já sinalizam que a economiza pode crescer 0,7% ou 0,8% neste ano, enquanto a projeção atual da equipe econômica é de 0,5%, ou seja, mais do que o previsto.

 

Um dos motivos que sustentam essa previsão otimista são os dados de compra de máquinas e equipamentos, item que reagiu nos últimos meses pois estavam em declínio acentuado desde 2014. Números internos mostram que o ponto de virada ocorreu em março. De novembro de 2014 até esse mês, o consumo de maquinas havia caído 37%. Desde então, a alta é de 9%.

 

O ministro Henrique Meireles afirmou que os dados de investimento medidos no PIB estão sendo contaminados pelo desempenho ainda negativo da construção civil e o consumo de máquinas indica que já há uma parcela de empresas se preparando para ampliar sua capacidade.

 

Com desempenho mais otimista, a equipe econômica prevê um crescimento positivo entre 2018 e 2019. No ano que vem, ao invés de 2%, o PIB poderá crescer até 3%. E, em 2019, até 3,5%.

 

Fonte: Revista MT