Modernização e mecanização da colheita de cana 04.11.2019

A mecanização da cana hoje é comum, mas nem sempre foi assim

Que o Brasil é o maior monopolizador do plantio e produção da cana-de açúcar, todo mundo já sabe. Mas você sabia que nem sempre a colheita foi moderna e mecanizada como é nos dias de hoje?

Recentemente, a gigante Case IH divulgou um vídeo em suas redes sociais comemorando os 75 anos da mecanização da colheita da cana. Para assistir ao vídeo na íntegra, acesse aqui.

Durante todos esses anos, a Case, marca da CHN Industrial, teve papel importante nessa modernização. Mas nem sempre a colheita, plantio e transporte da cana-de-açúcar foram feitos como nos dias de hoje.

Atualmente, é possível observarmos muita tecnologia, maquinários e rapidez no mercado da cana-de-açúcar. Se medirmos toda essa evolução, desde alguns anos atrás, podemos analisar as mudanças e facilidades do mercado. Por isso, decidimos trazer algumas curiosidades e fatos sobre a história da modernização e mecanização da cana.

 

Fatores históricos

Inicialmente, os cortes de cana eram feitos manualmente. Lembrando que seu plantio iniciou-se no Brasil e era feito com mão de obra escrava. Logo, existiam poucos equipamentos e, inclusive, o transporte da matéria-prima muitas vezes era feito de modo braçal.  Mas ao longo do tempo e da história, com a escassez, principalmente nos períodos de guerra, essa realidade foi se modificando.

As tecnologias tendem a aparecer de acordo com a demanda e a necessidade. E com a cana-de-açúcar não foi diferente. Conforme a necessidade aparecia, equipamentos e máquinas auxiliavam a produção.

Essas máquinas ajudavam tanto no plantio quanto na colheita, levando em consideração que o corte e colheita demoravam muito para ser executados.

 

Modernidade e mecanização nos tempos atuais

Vindo para os tempos atuais, podemos observar que a mecanização e a tecnologia estão cada vez mais presentes no setor, o que se torna favorável para a produção em larga escala.

No mercado, existem colhedoras que auxiliam não só na coleta, mas também recolhem as palhas e todos os tipos de cana, sejam as retas ou as acamadas — o que se torna também um grande avanço, pois, dessa maneira, as queimadas podem ser evitadas.

 

Invista em tecnologias e mecanize as lavouras. Afinal, isso pode trazer muito mais vantagens para seu negócio!

 

Fonte: Agrolink